24.4.07

SUELLEM

Conheci Suellem em fevereiro: fotografei-a enquanto desfilava seu corpo esguio por uma calçada do Centro de São Paulo. Há poucos dias reencontrei-a, desta vez para uma sessão de fotos no Pátio do Colégio e no Largo de São Bento. Apesar de nunca ter posado, mostrou uma aptidão inata para ficar em frente às lentes. Feitas as fotos, conversamos.

Qual é o seu nome?
Suellem.

V&I: Quantos anos você tem?
Suellem: Vinte e três.

V&I: Você é daqui de São Paulo?
Suellem: Sim, da Cidade Tiradentes.

V&I: Você trabalha, estuda?
Suellem: Eu já terminei os estudos. Tenho ensino médio completo e trabalho como operadora de telemarketing.

V&I: Trabalhar com telemarketing é difícil?
Suellem: É bom, dependendo do produto.

V&I: E com que produto você trabalha?
Suellem: Eu vendo cartões de crédito.

V&I: É difícil vender cartão de crédito?
Suellem: É difícil porque eu vendo pra quem já tem mais de quatro cartões. Como é esse é o perfil que eles colocaram para mim, isso dificulta as minhas vendas.

V&I: Quantas vendas você consegue num mês?
Suellem: Menos de trinta. Uma por dia, em média.

V&I: Com quantas pessoas você fala num dia?
Suellem: Trabalhando direto, mais de trezentas pessoas. Isso em seis horas.

V&I: As pessoas costumam ser educadas?
Suellem: Algumas pessoas são muito grossas, mas eu levo na esportiva. Não levo pro lado pessoal.

V&I: Mas não é todo mundo que consegue levar na esportiva, não é?
Suellem: Não. Tem gente que chora, fica com depressão... Acontece bastante.

V&I: Você tem uma meta pra atingir?
Suellem: Tenho. Dois cartões por dia.

V&I: Quantas pessoas trabalham com você?
Suellem: O call center é enorme, mais de trezentas pessoas. Na minha equipe são trinta e cinco pessoas. A minha firma presta serviço para várias outras.

V&I: Você já vendeu outros produtos?
Suellem: Cartão de crédito, bloqueador de celular e de linha...

V&I: Tem algum produto que seja melhor pra vender?
Suellem: Nenhum! [Começa a rir com gosto.]

V&I: Por quê?
Suellem: O que desanima nós, operadores, é que eles colocam clientes fora do perfil. Vamos supor, eu ligo pra você, mas você já é cliente de outro banco...

V&I: Nesse caso, vender o cartão é um desafio.
Suellem: Exatamente.

V&I: Já trabalhou com outra coisa que não telemarketing?
Suellem: Já trabalhei na casa de uma artista... Não posso revelar o nome. Eu fui contratada pra olhar o cachorrinho.

V&I: Por que você não pode falar quem era? Pediram pra você não comentar?
Suellem: Na época, sim. Medo de assalto. Conseguiram entrar até no apartamento da Fátima Bernardes, não é?

V&I: Com o que você gosta de trabalhar?
Suellem: O que eu gosto mesmo é de animais. Gostaria de trabalhar numa pet shop.

V&I: Você tem algum animal de estimação em casa?
Suellem: Não, minha mãe não deixa. A única coisa que ela deixa é peixe. Eu moro em apartamento.

V&I: Então você tem peixes de aquário.
Suellem: Tinha um... Ele morreu. Eu acho que ele bateu a cabeça numa pedra. [Começa a rir.] Ele morreu do nada!

V&I: Você tem namorado?
Suellem: Namorei por quase um ano. Terminei faz menos de um mês.

V&I: Pretende casar, ter filhos?
Suellem: Um dia, casar. Eu ainda sou muito nova. Quero ter dois filhos.

V&I: O que você espera do futuro?
Suellem: Eu quero pôr meu sonho em prática.

V&I: Qual é o seu sonho?
Suellem: Ser modelo. Mas não de sucesso.

V&I: Como assim? Quer ser modelo sem sucesso?
Suellem: Muita menina quer fazer muito sucesso, mas isso é uma ilusão. Eu só de desfilar numa passarela fico feliz, porque faço isso com amor.

V&I: Você já desfilou?
Suellem: Não. Eu já participei de um concurso, mas não ganhei.

V&I: Que concurso?
Suellem: "Bonequinha do Café", no meu bairro. É que antigamente umas moças trabalhavam no cafezal e eram muito exploradas. Aí fizeram essa homenagem. Agora vai ter um outro concurso: Miss Tiradentes.

V&I: Você gosta da Cidade Tiradentes?
Suellem: Adoro. Lá é a maior cohab [conjunto habitacional] da América Latina. Melhorou muito: tem banco, comércio, vão construir um shopping.

V&I: Lá tem muitos lugares para sair?
Suellem: Lugar pra sair não tem. Bar, só aqueles barzinhos de forró.

V&I: Você não gosta de forró?
Suellem: Não, odeio. Eu gosto de dançar black, samba e só.

V&I: E que mais você gosta de fazer?
Suellem: Eu gosto bastante de ler. Estou lendo “Pé no chão, cabeça nas estrelas”, não lembro o autor. [Trata-se de Lair Ribeiro, um dos papas da auto-ajuda.]

V&I: Algum livro marcante?
Suellem: “Você é o melhor de Deus”. É um livro que incentiva as pessoas. [O autor é o pregador evangélico norte-americano T.L. Osborn.]

V&I: Gosta de cinema?
Suellem: Gosto. Um filme que me marcou foi “Amor e basquete”. [No original, Love and basketball, direção de Gina Prince-Bythewood, 2000.]

V&I: Mudando de assunto, o que você acha do Brasil?
Suellem: É um país riquíssimo, tem seus defeitos - corrupção, essas coisas - mas é um lugar ótimo pra se viver. É o único lugar que não tem furacão, essas coisas.

V&I: Mas você acha que o Brasil tem jeito?
Suellem: Tem jeito. O maior culpado é o governo: muito imposto. Mas eu tenho um raciocínio meio particular de que só você mesmo pra melhorar, entendeu? Depende de cada um. Vamos supor: lutar contra a matança de animais. Tem gente que é contra, outro são a favor. Para fazer roupa, essas coisas.

V&I: Você não usaria uma roupa feita com a pele de um animal?
Suellem: Não. Nem que me pagassem.

V&I: Então você não come carne.
Suellem: Como carne, sim.

V&I: Não é a mesma coisa? [Eu começo a rir, Suellem também.]
Suellem: É que é assim: na hora de comer você esquece, nem lembra que é um animal. Infelizmente eu como. Mas eu sou contra arrancar a pele de animal. Eu nem pensei nisso, mas eu como de tudo.

V&I: Aliás, qual sua altura e seu peso?
Suellem: Um metro e sessenta e oito, uns 48 quilos. Eu bem que queria ser maior, mas eu não engordo.

V&I: É bom ser magra para posar. E o que você espera das fotos de hoje, que você só vai ver daqui a uns quinze dias?
Suellem: Acho que vai ser ótimo para mim, pois eu sempre quis me ver numa foto profissional. Só não quero que fique muito artificial.

V&I: Você nunca tinha posado antes, mas estava muito à vontade.
Suellem: Ah, eu tenho vergonha. Sério.

V&I: Para encerrar, você quer fazer a sua propaganda como modelo?
Suellem: Querer eu quero, mas eu não sei como fazer isso!

Entregarei as fotos impressas para a Suellem ainda nesta semana. Disponibilizei fotos coloridas da moça em meu portfólio. Quem sabe algum visitante não termina por contratá-la?